Você Sabia? Episódio 9.

27/08/2019

O que você vê nessa foto?

Uma batata que provavelmente estará saborosa quando terminar seu processo de fritura?

Nós da AFAMA – RJ vemos nessa foto a possibilidade de reutilização do óleo que está sendo usado na fritura dessa batata.

Aliás, você já ouvir falar em reutilização de óleo de cozinha?

Não? No episódio de hoje do ‘‘Você Sabia?’’, nós iremos te contar.

Primeiramente, precisamos ter a ciência de que bares, restaurantes, hotéis e residências ainda jogam o óleo utilizado na cozinha na rede de esgoto. Entretanto, vale ressaltar os malefícios dessa atitude. O produto prejudica o solo, a água, o ar e a vida de muitos animais. Também, quando retido no encanamento, entope as tubulações e claro, se não existir tratamento de esgoto, o óleo se aglomera na superfície dos rios, gerando mudança no habitat dos animais que ali vivem.

Agora que você já entendeu um pouco dos malefícios do despejo incorreto do óleo, vamos aprender as práticas de reciclagem do produto: produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel, quando o óleo de cozinha é transformado em energia renovável.

Gostou da ideia de produzir sabão? Isso se chama saponificação. Assim que essa publicação entrar no ar, postaremos em nossos stories do Instagram (@afamarj) a receita para a produção do sabão.

No Rio de Janeiro, existem lugares que aceitam doações de óleos de cozinha, como por exemplo a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Ah, de quebra você ganha uma muda de planta em troca.

Legal, né?

Todas as notícias