Operação Semana Santa 2019

17/04/2019

No dia 12 de Março de 2019, foi realizada a Operação Semana Santa pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e contou com 70 auditores fiscais federais agropecuários e agentes de inspeção do ministério.

220 amostras de peixes coletadas em diferentes estados foram levadas para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), de Goiânia (GO). Todos passaram por testes de DNA para descobrir se o produto oferecido no rotulo é mesmo o peixe que o consumidor está levando pra casa.

Em alguns estados, o número de fraudes, de espécies baratas vendidas como se fossem peixes nobres, chega a quatro casos em dez.

No entanto, segundo o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, no ano passado o índice de não conformidade foi de 21,4% e, agora, baixou para 11%, tratando-se de um ótimo indicativo, afirmou. Nos produtos sob fiscalização direta do Ministério da Agricultura e nos importados, o índice de conformidade foi de 95,03%. “Vamos incentivar cada vez mais esse tipo de fiscalização, pois pretendemos acabar com essa fraude que prejudica o consumidor brasileiro”, afirmou ele.

No dia 10 de Dezembro de 2018, a AFAMA - RJ publicou o terceiro episódio da campanha “Você sabia?” com o AFFA Caio Julio Cesar Augusto, entitulada “Bacalhau tem cabeça?”, aonde ajudamos os leitores a identificarem os tipos de peixes salgados e quais recebem a denominação “bacalhau”. 

Caso ainda não tenha visto, confira a publicação e acerte na Semana Santa de 2019.

 

Todas as notícias