Alimentos e suas técnicas de plantio.

20/03/2019

Neste dia 20 de Março, data oficializada pela ONU como sendo o Dia Internacional da Felicidade, para nós, do Hemisfério Sul, inicia-se o Outono. Vocês, seguidores da AFAMA – RJ, sabem: Frutos que se desenvolveram na época correta são mais em conta, têm maior qualidade e sabor destacado. Entretanto, tudo bem caso você ainda não saiba. Por isso, a AFAMA – RJ vai te ajudar.

Iniciamos hoje a série de alimentos e suas técnicas de plantio nas épocas aonde conseguem se desenvolver com maior facilidade.

No outono, por exemplo, são inúmeros os frutos e hortaliças que possuem a safra alta nesse período e nós separamos dois frutos para tratarmos hoje com vocês. São eles: Pimentão (capsicun Annuum) e pimenta (capsicum frutescen).

1. SEMEIO EM SEMENTEIRA PARA TRANSPLANTE

        É feito em sementeira para posterior transplante usando-se 3 g/m² de sementes com um espaçamento de 10 X 10 cm. Fazer os sulcos nas sementeiras com uma profundidade de 1 cm. Colocar as sementes dentro dos sulcos dando uma pequena distância entre as sementes, de modo que as plantinhas ao nascerem não fiquem agregadas uma na outra. Após o semeio, fechar os sulcos com terra fina. Cobrir a sementeira com palha, capim ou saco de aniagem. Fazer uma rega e manter a sementeira sempre úmida.  A germinação tem seu início de 8 a 10 dias após o plantio. Logo após a germinação, tirar imediatamente a cobertura da sementeira.

2. TRANSPLANTE e ESPAÇAMENTO

        Quando as plantas já estiverem com 15 cm de altura, em torno de 25 a 45 dias de sementeira, deve ser feito o transplante utilizando uma pazinha côncava de jardineiro para retirar as mudas da sementeira. No canteiro definitivo, que deve estar devidamente preparado e regado, usa-se o transplantador. Devemos escolher as melhores mudas evitando as raquíticas e com defeitos. Plantar nos espaçamentos de 60 X 60 cm ou no de 80 X 40 cm. 

3. TRATOS CULTURAIS e COLHEITA

       Manter o canteiro diariamente irrigado, preferencialmente pela manhã e no final da tarde. O canteiro já deve estar previamente irrigado e adubado com esterco de curral ou outro tipo de adubo orgânico, pelo menos uma semana antes do plantio. Para esta adubação de base pode ser utilizado o esterco curral na quantidade de 2 Kg/m² do canteiro. Este adubo deve ser bem misturado com a terra do canteiro juntamente com a adubação química. Fazer uma rega após cada adubação. Para complementar a adubação orgânica é recomendada uma adubação de N-P-K na fórmula 14-16-8, na dosagem de 50 g/m².

 Dependendo da variedade do pimentão e da pimenta, a colheita tem seu início entre os 3 a 4 meses após a semeadura e pode se prolongar por mais 2 a 3 meses.

Todas as notícias